Abertura do Raízes do Brejo: Artistas mostram o processo de produção dos engenhos de Alagoinha

Artistas apresentam história dos engenhos do município de Alagoinha (Foto; Reprodução/CODECOM).

A história flutuou no imaginário das pessoas através de apresentação artística do Grupo Acorda. Os artistas levaram ao palco da abertura do Raízes do Brejo em Alagoinha, o processo de produção dos engenhos do município. A solenidade aconteceu na noite desta sexta-feira (27), e o evento se estenderá até o próximo domingo, 29 de setembro.

No corredor, artistas interpretaram os cortadores de cana (Foto: Reprodução/CODECOM).

Os artistas demonstraram para o público o início, meio e o fim do trabalho produzido nos engenhos. Desde o corte da cana, passando pelo moinho, a retirada do caldo de cana, e por fim, a extração da cachaça.

Prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Rota Cultural Raízes do Brejo estiveram em Alagoinha. A prefeita de Belém, Renata Christinne, repassou para a prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, a placa símbolo do evento, que demonstra a chegada da Rota ao município. Belém é o ponto de partida do Raízes do Brejo.

O evento se estende em Alagoinha até domingo, 29 de setembro (Foto: Reprodução/CODECOM).

Desta forma, a prefeita Maria de Zé Roberto, declarou aberta a Rota; “Primeiramente agradecer a Deus e a todos. Assim, declaro aberta a terceira Rota Cultural Raízes do Brejo de Alagoinha”, disse.

Donos de engenhos acompanharam a abertura oficial do evento. Alguns ficaram vidrados com a elaboração da apresentação dos artistas. Um verdadeiro marco que simboliza a importância dos engenhos em Alagoinha.

Artistas demonstram a produção dos engenhos (Foto: Reprodução/CODECOM).

Os responsáveis pelo corte da cana, os trabalhadores braçais, também foram representados durante a apresentação, sendo possível identifica-los através de um grupo com mais de dez [10] componentes, todos com réplicas de facão, além de roupas típicas da lavoura.

Os prefeitos e representantes dos municípios íntergrantes da Rota Cultural Raízes do Brejo, receberam das mãos da prefeita Maria de Zé Roberto, uma lembrança. Cada um recebeu uma miniatura de alambique com cachaça, além de uma bolsa com outras lembranças.

Blog do Galdino/CODECOM