Alagoa Grande emite nota de esclarecimento após SES divulgar primeiro caso da COVID-19 no município

Fotografia registrada por Júlio Teotônio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoa Grande emitiu uma Nota de Esclarecimento na noite desta sexta-feira (24), após a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmar o primeiro caso da COVID-19 no município. O documento foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção da Crise do Coronavírus, e explica que a gestão municipal não foi informada com antecedência pela SES sobre a notificação do primeiro caso.

A confirmação do primeiro alagoagrandese infectado pelo novo coronavírus pegou a todos de surpresa. Isso porque, a Secretaria Municipal de Saúde havia divulgado, anteriormente, seu Boletim Epidemiológico e não constava nenhum caso da doença no município. As autoridades em saúde de Alagoa Grande só ficaram cientes sobre a notificação após repercussão em grupos de WhatsApp e em páginas do Facebook.

Uma equipe epidemiológica de Alagoa Grande entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e solicitou todas as informações sobre a vítima da COVID-19. O paciente foi diagnosticado numa unidade de saúde em João Pessoa e apresentou o endereço de Canafístula, Distrito de Alagoa Grande. O rapaz trabalha na Capital do Estado e só retorna ao local de origem no final de semana.

O paciente apresentou um resfriado e foi diagnosticado, após exame, positivo para COVID-19. Segundo informações, ele (paciente) também realiza o tratamento de hemodiálise e não sabe explicar como adquiriu o vírus. O paciente e seus familiares foram orientados a cumprirem o isolamento domiciliar.

Clique aqui e confira a Nota de Esclarecimento.

Blog do Galdino