Confira: Professora publica artigo em Revista sobre avaliação institucional nas escolas municipais de Alagoinha

A professora Severina Rodrigues de Almeida Melo Silva, da rede municipal de ensino de Alagoinha, Brejo paraibano, publicou um artigo na Revista Educação Pública com o foco: “Avaliação Institucional e a gestão democrática na escola pública, um diálogo no município de Alagoinha/PB”. A publicação ocorreu em 30 de abril, decorrente ano.

No artigo a professora descreve que a elaboração do tema ocorreu em torno de sua experiência profissional, afirmando que percebeu a necessidade coletiva para construir instrumentos que possibilitem um acompanhamento sistemático desenvolvido na sala de aula. A professora demonstrou bastante preocupação com o processo de ensino-aprendizagem.

“Não podemos esperar que avaliações externas ditem as regras a respeito de como deve ser direcionado nosso projeto educativo. Percebe-se então que avaliações em larga escala não abarcam os diferentes fatores e toda complexidade que envolve e atinge o processo de ensino-aprendizagem”, descreve Severina.

No artigo, a professora Severina aborda os temas:

• Avaliação institucional e a autonomia da escola.
• Gestão democrática.
• Local e desenvolvimento para pesquisas.
• Questionários aplicados nas escolas municipais de Alagoinha.
• Resultado final.

Sobre a implantação de um sistema democrático nas escolas, a professora avaliou que causou um impacto de sucesso no ensino de Alagoinha.

“Quando analisamos os aspectos nas escolas municipais da cidade de Alagoinha, a gestão democrática é o fator isolado que mais impacto teve no sucesso de implementação”, disse a docente.

Confira o artigo completo clicando aqui.

Blog do Galdino