Guarabira realiza abertura do 3º Festival Internacional de Arte Naif e faz homenagem à Zenóbio Toscano

A emoção tomou conta do Casarão da Cultura, na noite desta sexta-feira (28.05), que virou o palco do lançamento da 3ª edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN). Esse ano o público pôde conferir a solenidade online e ao vivo, através das redes sociais da Prefeitura Municipal, uma vez que a pandemia da Covid-19 e os protocolos de segurança e restrição impediram que houvesse a presença maciça dos amantes da arte naif, tal como aconteceu nas edições anteriores.

O prefeito Marcus Diogo marcou presença na abertura, juntamente com a primeira-dama e secretária de Planejamento Verônica Diogo, o vice Wellington Oliveira acompanhado da esposa Jackeline, e a deputada Camila Toscano, que por sua vez foi a responsável pelos momentos de maior emoção da noite.

Pois o 3º FIAN teve como grande homenageado o ex-prefeito Zenóbio Toscano (in memorian), idealizador deste festival e pioneiro na implantação da cultura e do turismo no âmbito administrativo em Guarabira. Vale lembrar que Zenóbio foi o primeiro gestor do interior do Brasil a criar uma Secretaria de Cultura e Turismo, antes mesmo do Governo Federal criar um Ministério dedicado a estas pastas, no final da década de 80.

 

Um dos maiores diferenciais do 3º FIAN foi a abertura de um amplo salão virtual envolvendo as 111 obras selecionadas pelo júri, formado por Jacqueline Filkenstein, Ângela Gomes, Pedro Cruz, Rui Piranda e Adiano Dias, este representando a coordenação local, contemplando artistas de 19 estados brasileiros e 09 países. Este salão ficará aberto até o final do ano.

Blog do Galdino/COODECOM