Secretária de Saúde confirma 4º caso da COVID-19 em Guarabira

Secretária Fernanda Macedo confirma 4º caso da COVID-19 em contato com editoria do Blog do Galdino.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Guarabira, Fernanda Macedo, confirmou nesta quarta-feira (29) o 4º caso de COVID-19, o novo coronavírus no município. A SMS informou nesta terça (28) a existência de três [03] pacientes infectados pela doença em Guarabira. Fernanda alerta sobre a importância de permanecerem em casa, saírem, apenas, em casos de extrema necessidade.

O último [4º] paciente foi diagnosticado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante plantão de ontem (28), após ás 22h00. O horário foi um dos motivos para o caso ser apenas divulgado na tarde de hoje (29).

De acordo com Fernanda, os pacientes procuram com frequência o atendimento médico na UPA da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento ao identificar os sintomas no paciente realiza o exame, e registrou os últimos dois casos da cidade.

No relatório epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deverá, contabilizar cinco [5] casos da doença em Guarabira. Enquanto isso, a Secretaria Municipal garante a existência de apenas quatro [4] pacientes infectados pela COVID-19, conforme os resultados de testes rápidos.

Entenda

Os primeiros casos registrados no município foi o da técnica de enfermagem Suely Lucena e seus dois filhos.  O teste rápido realizado pela Prefeitura de Guarabira no filho mais novo da profissional foi negativo para a doença.

A princípio existiam apenas dois casos confirmados, conforme noticiou a Secretaria Municipal de Saúde, sendo diagnosticados positivos Suely e Felipe (filho mais velho), residente em João Pessoa.

A Secretaria de Estado da Saúde, a época, acabou considerando positivo o teste do filho mais novo, e seguiu o critério clínico-epidemiológico de convivência diária entre os familiares, o que possibilitou a contaminação no rapaz e acabou considerando como um caso confirmado.

Blog do Galdino