Tudo o que você precisa saber antes de negociar um imóvel em João Pessoa

Comprar casas em João Pessoa não é uma decisão simples e tampouco que deve ser tomada de forma precipitada e ser pensar direito. Com efeito, é o tipo de aquisição que pode pesar um bocado no orçamento e que também gerará uma série de despesas. Efetuar o devido planejamento e pesquisar de forma profunda todos os âmbitos desse empreendimento é essencial para fazer desse um processo bem sucedido.

Muitas coisas precisam ser levadas em consideração antes de fechar a compra em si. E elas precisam ser pensadas com carinho para que não se tenha problemas e dores de cabeça futuramente e não se tenha aquela sensação de dinheiro desperdiçado. Confira adiante as informações que você precisa ter em mente antes de fazer negócio.

O que avaliar e fazer antes de pesquisar e negociar um imóvel?

Antes mesmo de negociar um imóvel e fechar contrato, você precisará elaborar um bom e minucioso planejamento financeiro. Isso porque, a não ser que você tenha dinheiro suficiente para pagar o valor à vista, provavelmente fará um financiamento, o que comprometerá uma boa fatia do orçamento mensal e por um longo período, chegando a até 30 anos.

Sendo assim, o planejamento financeiro torna-se crucial para que se possa averiguar se o valor financiado de um determinado imóvel, com suas respectivas parcelas, realmente cabe no seu orçamento.

Deve-se ter em mente que, no caso de um financiamento, não é apenas o valor do financiamento não é constituído apenas do valor do imóvel em si, mas também estão embutidos os juros, taxas diversas, enfim, o custo efetivo total do financiamento (CET) e seu respectivo valor final é bem maior que o valor original do imóvel. Pode dar um valor como entrada? Isso reduzirá o custo total.

Ainda que alguém tenha todo o valor à vista de um imóvel, continua se tratando de um valor elevado, que se trabalhou arduamente para obter e ninguém gosta de perder dinheiro, de gastá-lo com um empreendimento mal sucedido. Não é um valor que se obtém facilmente e tampouco de uma hora para outra.

Feito esse planejamento financeiro de forma honesta e minuciosa, aí você terá noção do quanto poderá gastar no processo e assim terá melhores condições de procurar um imóvel que esteja de acordo com o seu perfil, mas que também possa caber no seu bolso.

Feito isso, você deverá saber que tipo de imóvel pretende comprar. Isso significa definir se você prefere uma casa “comum”, se prefere um sobrado, se prefere morar em um condomínio horizontal ou não, se prefere apartamento, se o apartamento pode ser ou não um compacto e assim por diante.

Deverá selecionar ainda se quer comprar um imóvel inteiramente novo, se pode ser um imóvel usado, se pode ser imóvel na planta ou um imóvel pronto. Nesse caso, você precisa estudar com carinho as necessidades e desejos seus e da sua família, aquilo que melhor se encaixa no que você precisa cotidianamente.

Assim que você estabelecer se quer procurar os apartamentos à venda em João Pessoa ou se prefere casas horizontais, será preciso analisar os outros critérios do espaço em questão, como a localização dele, o grau de segurança da rua e do bairro como um todo, qual é o estado de conservação do imóvel, como é o acabamento do local, como é a iluminação, se o imóvel tem algum defeito e assim por diante.

Caso você vá morar em um condomínio, seja ele horizontal ou vertical, precisará questionar quais são os espaços comuns, qual é o grau de conservação desses espaços coletivos, qual o valor do condomínio, como está a saúde financeira do condomínio. Averigue se o valor do condomínio condiz com os supostos benefícios.

Outro aspecto de suma relevância nesse processo como um todo é avaliar o histórico da construtora, caso de trate de um condomínio, sobretudo se for um condomínio de apartamentos. Busque sempre o máximo de informações a respeito da construtora do imóvel que pretende comprar.

Efetue pesquisas o mais detalhadas possível. Converse com corretores de imóveis que possuem experiência nesse ramo, entre no site da empresa, vá até o estande de vendas e confira o histórico de vendas. Faça uma visita a outros empreendimentos desta construtora para ver o nível de qualidade da construção. Procure saber não só a qualidade dos materiais usados na construção, mas também como é a reputação financeira da companhia.

Como realizar a negociação do imóvel de forma tranquila e segura?

Uma das primeiras coisas a se fazer no processo de negociação é conferir toda a documentação necessária. Isso significa não apenas aquelas que você enquanto comprador precisa arranjar e encaminhar, mas também aquelas que o proprietário (caso compre diretamente com ele) ou a imobiliária ou construtora precisa fornecer.

Para evitar maiores problemas, todos os documentos exigidos precisam ser cumpridos à risca. Antes de fechar e assinar contrato, confira se todos os documentos são realmente originais e se as partes envolvidas realmente aceitamos os termos e condições que foram acordados no contrato.

É fundamental que você preste uma atenção redobrada em todas as cláusulas do contrato, sem exceção. As famigeradas “letras miúdas” são extremamente relevantes e muitas vezes contém pormenores decisivos. Sem falar que muitas vezes a linguagem empregada nessa modalidade de documento é sempre complicada.

Analise quais são os seus deveres e compromissos enquanto comprador nesse contrato, assim como também os deveres e compromissos da parte que está vendendo. Se você não tiver essa cautela, existe uma grande chance de acabar sendo pego desprevenido e de forma negativa, ou seja, ficando suscetível a prejuízos.

Além disso, sempre se certifique se o vendedor e o dono do imóvel são a mesma pessoa/empresa. Pode parecer surreal, mas há muitos casos que vão parar na Justiça por existirem divergências entre os verdadeiros donos dos imóveis em João Pessoa e a pessoa que aparece para fechar a venda.

Agora você sabe os elementos que precisa considerar antes que você possa negociar um imóvel e efetivamente fechar negócio. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!